×

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Por que o álcool afeta a sua memória? Por que as camisas femininas e masculinas têm botões em lados opostos? 
Perguntas deste tipo surgem todos os dias na nossa cabeça mas, normalmente, nós nunca encontramos uma resposta. Para acabar com algumas destas dúvidas, nós selecionamos 5 destes mistérios cotidianos e buscamos uma explicação para cada um. Divirta-se!
1. Qual é o objetivo desse mini-bolso na sua calça jeans?
A calça jeans - da maneira que a conhecemos hoje - foi inventada por um jovem alemão-americano chamado Levi Strauss. Quando ele fundou a marca Levi's, as pessoas ainda carregavam relógios de bolso, já que a variante de pulso ainda era muito incomum. Portanto, ele adicionou este mini-bolso ao seu produto para facilitar a vida de seus clientes, que poderiam assim guardar seus relógios neste local. Com o passar dos anos, isto deixou de ser uma necessidade, mas os fabricantes ainda hoje incluem este bolsinho nas calças, mesmo que ele fique, em geral, sem uso.

2. Por que as janelas dos aviões têm esses buraquinhos?
Flickr/Rocky Lubers
Se você já andou de avião, já deve ter reparado: quase todas as janelas desta máquina voadora têm um pequeno buraco na parte de baixo. Mas por que? As janelas do avião sempre tem 3 camadas de vidro. A primeira está lá apenas para proteger as outras de arranhões. Já a segunda é a que tem o tal orifício, cujo nome oficial é "furo de respiração". Estes furos existem para permitir que o ar quente possa alcançar a janela exterior. Assim, a janela não fica embaçada durante o voo e a pressão entre as janelas é equalizada. Caso contrário, o vidro poderia se quebrar. Conclusão: estes buraquinhos são vitais para sua sobrevivência no ar!

3.  O que são aquelas "cobrinhas" que aparecem na sua visão quando você olha para o céu azul?
Estas linhas curvadas são chamadas de "flutuantes" oculares ou "moscas volantes". O corpo vítreo é uma substância transparente gelatinosa que fica localizada perto retina de seu olho, e é responsável por dar ao globo ocular o seu formato arredondado. Os flutuadores são pequenas irregularidades no fluido vítreo do olho. Quanto mais perto estas irregularidades estão da retina, mais claramente elas são vistas. Pessoas que são muito míopes conseguem ver essas "moscas volantes" com mais frequência. Você pode vê-los mais claramente quando você olha para o céu, porque o fundo azul os torna mais evidentes. Mas não se preocupe pois, na maioria dos casos, as "moscas volantes" são completamente inofensivas. A menos, claro, que elas apareçam de repente, sem que você nunca as tenha visto antes. Nesse caso, o melhor é procurar um médico!

4. Por que você perde a memória se você beber muito álcool?
Flicker/Smabs Sputzer
Muitos de nós já passaram por isso. Depois de uma longa noite de bebedeira com os amigos, no dia seguinte temos que enfrentar uma amnésia alcoólica: "O que eu fiz noite passada? E com quem? E o que foi que eu disse?"
Mas o que o álcool faz com nosso cérebro quando bebemos demais? Por que nossa memória é afetada quando ficamos muito bêbados? Segundo o médico Dr. Ross Walker, o álcool danifica as células do nosso corpo, especialmente aquelas localizadas no fígado, coração e cérebro. "Se você comparar a tomografia computadorizada do cérebro de um alcoólatra de 40 anos com o exame de uma pessoa 'normal' com a mesma idade, o alcoólatra terá significativamente menos massa encefálica", diz o Dr. Walker. "O álcool apodrece o cérebro. O consumo crônico de álcool está associado com a doença de Alzheimer," ele completa.
O álcool danifica principalmente a memória de longo prazo, já que atrapalha o armazenamento de novas informações no curto prazo. Além disso, o excesso de bebida pode destruir áreas inteiras do cérebro, afetando, por exemplo, a sua capacidade de ver e alterando a sua personalidade. Todos os seus sentidos (visão, olfato, tato, paladar, audição) podem acabar sendo prejudicados. Portanto, um noite de bebedeira não é um risco apenas para sua memória, e sim para todo o seu corpo!

5. Por que os botões nas camisas femininas ficam do lado esquerdo e nas masculinas no lado direito?
Esta questão é super polêmica e vem sendo debatida há décadas. Dentre as muitas teorias, uma afirma que os botões são posicionados do lado direito da camisa porque a maioria das pessoas é destra e, portanto, usa a mão direita para abrir a roupa. No passado, isso poderia salvar sua vida, porque muitos homens carregavam armas escondidas no lado esquerdo do corpo e usavam a mão direita para pegá-la rapidamente quando necessário.
Mas por que, nas blusas femininas, os botões ficam do lado esquerdo? Uma teoria diz que isso é por causa dos bebês. Já que a maior parte da humanidade é destra, as mulheres tendem a carregar seus filhos usando o braço esquerdo. Portanto, botões do lado esquerdo facilitariam a amamentação, já que as mulheres poderiam abrí-los com mais facilidade.  
Flickr/Lauren Bradbury
Outra teoria é que, historicamente, as mulheres muito ricas eram vestidas por suas amas e, por isso, botões do lado esquerdo facilitavam o trabalho destas ajudantes. Os homens eram mais propensos a se vestirem sozinhos. Botões foram um item de luxo por um longo tempo. Mas, aos poucos, as pessoas com menos recursos começaram a imitar o estilo dos ricos, mantendo então a tradição de fazer as roupas com botões do lado esquerdo.
Uma terceira teoria culpa o líder militar e político Napoleão Bonaparte, que era famoso por esconder a mão direita sob sua jaqueta. Numa de suas pinturas mais famosas, ele é retratado com a mão direita enfiada dentro de seu colete. Supostamente, muitas mulheres copiaram este gesto para implicar com o famoso líder francês, deixando-o irritado. Assim, a fim de impedir esta provocação, Napoleão teria ordenado que todas as roupas femininas tivessem botões do lado esquerdo.
Wikipedia
Quem poderia imaginar que uma polêmica envolvendo botões pudesse ir tão longe? Estes pequenos mistérios cotidianos são muito interessantes e escondem, por trás deles, muita história. Mantenha os olhos bem abertos: outras surpresas podem estar te esperando em coisas comuns do dia a dia!

Um comentário :

  1. Andar de avião...super correto!
    Não se anda de avião, se voa de avião corrijam isso ai!

    ResponderExcluir